Um evento de jovens para jovens, é o que se pretende através de uma série de apresentações no estilo ted talks, que serão transmitidas pelo youtube (em espanhol) e pelo zoom (em português).
Nesse espaço, os jovens analisarão, de forma ágil e dinâmica, assuntos que afetam e influenciam a vida das pessoas cegas e com baixa visão no século XXI. O evento conta com exposições temáticas de jovens de 19 países latino-americanos, divididas em 3 sessões.
Programação para a primeira sessão:
1. Cuidado ou Superproteção? A construção da autonomia e os tensionamentos no ambiente familiar das pessoas com deficiência visual
Daniela de Oliveira (Brasil). Psicóloga – graduada pela Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC, psicodramatista em formação (Viver Mais Psicologia/UNIFIA), Psicoterapêuta Online, ativista e pesquisadora em estudos sobre deficiência.
2. Jovens condeficiência na pandemia, vantagens e desafíos na nova era digital.
Camila Soto Chiguallante (Chile). Técnica em trabalho social, pertence à Corporação de Mulheres Cegas e com Baixa Visão do Chile, participa do movimento de jovens cegos no Chile.
3. Escalas de bem-estar psicológico e autoconceito em adolescentes com deficiência visual, a partir do ponto de vista do Mindfulness.
César Iván Martínez González (Colômbia). Psicólogo pela Universidad Nacional Abierta y a distancia e mestrando em intervenção psicológica; trabalhou como docente de diferentes áreas, com pessoas com deficiência, presos e populações de áreas rurais.
4. Autonomia e profissionalismo.
Arendy Mayorga (Guatemala). Trabalha como professora primária em um centro educacional para crianças con deficiência visual do Benemérito comité Pro ciegos y sordos de Guatemala; especialista em docência no ensino Médio, com ênfase em ciências naturais e orientação em meio ambiente.
Ana Sofía Jordán Mejía (Guatemala). Estudante de psicología; barista, (profissional na arte e elaboração de bebidas a base de café), formada em liderança, atenção ao cliente e crescimento pessoal.
5. Educação Sexual como Ferramenta contra o Abuso
Anieska Rodríguez – Nicaragua. Defensora de Direitos Humanos Das pessoas com deficiência e das mulheres, principalmente as que viven em interceccionalidade; atleta e ativista LGBTQI.
Mayerling Téllez – Nicaragua. Licenciada en Educação;; considera-se feminista e participa de um grupo de jovens pela defesa de direitos das essoas com deficiência em Nicaragua.
6. Gestão de projetos em movimentos associativos de e para jovens com deficiência
Harmodio Avendaño (Panamá). Estudante de economia e gestão ambiental na Universidad de Panamá, representante do Patronato Luz del ciego do Panamá.
7. deficiência e gênero.
Aylin Gregoria Fidel Martínez (República Dominicana). Líder no movimento associativo de pessoas con deficiência; trabalha na interceccionalidade sobre direitos sexuais e reprodutivos, entre outras áreas; coordenadora de juventude do círculo de mulheres com deficiência (CIMUDIS), membro do movimento meta e do grupo feminista la Luz Frida; estudante de organização de eventos.
Mediadora: Estefanía Cubillos Nova. Jornalista, migrante e ativista pelos direitos das mulheres com deficiência no Panamá. atualmente é consultora em acessibilidade para UNFPA LACRO, coordena o comitê Empoderando Juventudes Ciudad de Panamá, monitora do Programa Youth FOAL/ULAC Jovens com talento y concluiu o Programa WILD sobre liderança e deficiência realizado por MIUSA; integra a Secretaria de Equidade e Gênero da Mulher Cega no Panamá e colabora com a Secretaria de Juventude da ULAC.
Detalhes para participar
• Data: 21 de dezembro de 2020, segunda-feira.
• Duração: A próx. 1:30.
• As atividades contarão com tradução simultânea em português através do aplicativo Zoom.
Hora:
-17:00 em Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, México e Nicarágua.
-18:00 na Colômbia, Cuba, Ecuador, Panamá y Perú.
-19:00 na Bolívia, República Dominicana e Venezuela.
-20:00 no Brasil, Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai.
*Para assistir com tradução em português pelo zoom:
https://zoom.us/j/95530060335?pwd=bWpaMnAyZng0SHhtN2xsK2hTUks5UT09
*O link será disponibilizado aqui momentos antes da transmissão.
Para a transmissão em espanhol, acesse pelo canal UlacDigital igital do YouTube: